Atletas estrangeiros no Brasil

O Botafogo anunciou nesta semana a contratação de dois atacantes estrangeiros para a temporada 2010: o uruguaio Sebastián Abreu e o já velho conhecido argentino Germán Herrera. Além do alvinegro carioca, cada vez mais os clubes daqui têm apostado em jogadores nascidos fora do Brasil, principalmente (e obviamente), em sul-americanos.

Sempre fui extremamente a favor disso. Acho que o Brasil deve assumir uma postura no mercado de jogadores da América Latina similar à que ocupa no cenário político e econômico. Ou seja, de liderança.

Ficava inconformado há alguns anos em ver os destaques de Paraguai, Colômbia e Uruguai, por exemplo, pararem em clubes argentinos e até mesmo chilenos, antes de se valorizarem definitivamente e rumarem para a Europa. Um caso recente é o meia colombiano Macnelly Torres, que surgiu muito bem no Deportivo Cúcuta e acabou no Colo Colo – o Santos, tardiamente, resolveu ir atrás dele e já era tarde.

Porém, tenho notado que essa barreira no futebol brasileiro tem sido superada aos poucos (felizmente). Acredito que ainda exista muito preconceito com o atleta estrangeiros por aqui. E preconceito da parte dos treinadores, jogadores, torcedores e jornalistas.

A paciência com um jogador de fora do Brasil é muito menor do que a que se tem com um brasileiro. E muitos defendem isso, afirmando que o “estrangeiro tem que ser muito melhor do que o brasileiro para vir para cá”. Bobagem.

Em tempos de economia e sociedades globalizadas, pensar assim é se restringir ao seu espaço, ficar preso na sua mediocridade regional. O intercâmbio entre os povos, além de ser fundamental, é uma realidade totalmente indiscutível.

Os jovens jogadores brasileiros, formados nas categorias de base, não deixarão de ter oportunidades. Não é correto pensar que “o estrangeiro está vindo ocupar o lugar de um brasileiro”. Seria uma hipocrisia enorme da parte de todos, até porque, quando vemos um time italiano ou espanhol recheado de compatriotas, ficamos todos orgulhosos…

Enfim, tomara que, cada vez mais, os clubes brasileiros enxerguem esse enorme mercado latino americano. Países como os já citados Paraguai, Colômbia, Uruguai e Chile podem fornecer atletas de enorme qualidade, a preços acessíveis para o mercado nacional (inclusive para times médios), assim como Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica e tantos outros. Talento há em todo lugar, basta procurar.

Tags: ,

3 Respostas to “Atletas estrangeiros no Brasil”

  1. Michel Costa Says:

    Olá, Gustavo.

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Ficou bem legal.
    Quanto a questão de jogadores estrangeiros que desembarcam no Brasil, tenho para mim que isso só vale a pena se o jogador for, pelo menos, bom. Se for ‘comum da silva’ é melhor que siga sua carreira noutro país. Comuns aqui já temos aos montes.
    Vejamos o caso de Fierro, por exemplo. Atleta da seleção chilena, não passa de reserva no Flamengo. Vi praticamente todas as apresentações do meio-campista e posso dizer: Ele é muito comum. Tão comum que um amigo (tbém flamenguista) costuma dizer que se nas categorias de base não tiver ninguém do nível dele é melhor acabar com tudo.
    Claro que é exagero, mas se o jogador em questão vier para ganhar muito e só jogar aquela bolinha, melhor buscar reforços pelo Brasil mesmo.

    Grande abraço.

    • gustavohofman Says:

      Olá, Michel.

      Concordo que, se o cara é comum, temos comuns na nossa base. Mas se o cara é bom, e já temos um limite de três estrangeiros por partida, acho que, como escrevi, o Brasil deve “exercer” seu papel de potência na América Latina e buscar esses talentos nos países vizinhos (principalmente as jovens promessas). Acho que o intercâmbio é fundamental, assim como penso que dessa maneira não prejudicaria nossa evolução no futebol.

      Abraços,

  2. Tiago Says:

    Sem duvida tem q comprar esses kras estrangeiros msm. Ate da ameica central e quem sabe ate da africa, pq ñ…! seria legal, são baratos e alguns falam a lingua latina.

    Queria q a libertadores e a sulamericana fosse da america inteira ai poderíamos comprar jogadores ingleses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: