Calendário está arrebentando com os jogadores

Dois jogos, quatro jogadores com lesão muscular. Coincidência? Certamente não.

Nesta quarta-feira à noite acompanhei duas partidas: Monte Azul x Palmeiras e Corinthians x Mirassol. Na primeira, os palmeirenses Cleiton Xavier e Gabriel Silva sentiram a coxa e deixaram o jogo no segundo tempo, enquanto o goleiro adversário, Tiago Cardoso, saiu ainda na primeira etapa com o mesmo problema. Já no Pacaembu, foi Ronaldo que saiu de campo com dores.

Tudo isso, sem dúvida, é resultado de um calendário sufocante para os clubes brasileiros. Logo no início de temporada, jogos toda quarta e domingo, não dá! É um absurdo isso que estão fazendo – e tudo em troca de apoio político das equipes menores para a Federação Paulista e seu presidente.

Por mais que Ronaldo já tenha um histórico de lesões e sofreu um estiramento muscular na coxa direita há pouco tempo, nos outros casos não há muita desculpa. Nem mesmo os clubes menores, que estão treinando há muito mais tempo, estão livres do problema – vide o caso do arqueiro do Monte Azul.

Essas são apenas mais evidências que o calendário brasileiro precisa ser revisto urgentemente. No mínimo as fórmulas de alguns estaduais têm que ser alteradas.

O Paulista, por exemplo: para não precisar diminuir o número de clubes, no próximo ano divida-se os 20 times em dois grupos de dez, com as equipes realizando nove partidas na primeira fase. Daí, depois, faz-se o mata-mata com oito clubes (o campeão faria 15 jogos no máximo).

Esse aperto do início de temporada acabaria e os grandes poderiam, também, dar mais atenção à competição ao invés de usar times mistos ou reservas. E os pequenos enfrentariam, ao menos duas vezes, essas equipes. Mas do jeito que está não pode continuar.

Tags: , , ,

Uma resposta to “Calendário está arrebentando com os jogadores”

  1. Felipe Barros Says:

    Gustavo, você esqueceu de citar a influência da Rede Globo, que exige que os campeonatos tenham jogos aos sábados e domingos para exibir em sua programação. Jogo às 10 da noite de quarta-feira é um absurdo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: