Adriano é confiável para a Copa?

Adriano deve ir para a Copa do Mundo?

Adriano, mais uma vez, está envolvido em uma confusão. Ao que parece, uma briga com a noiva, desencadeada por uma ida a um baile funk em um morro carioca junto com outros jogadores do Flamengo, despertou a ira da moça, que, enlouquecida, foi ao local e promoveu um quebra-quebra nos veículos dos atletas e do próprio Adriano. O fato serviu para que os sentimentos confusos do camisa 10 rubro negro voltassem a aparecer.

A amigos, Adriano confessou que pensa em parar de jogar futebol novamente. Após a confissão, que pipocou na mídia rapidamente, a diretoria do Flamengo tratou de confirmar que Adriano atravessa um momento pessoal difícil. Foi liberado dos treinos e está fora do segundo jogo da Libertadores, na quarta-feira, contra o Caracas, na Venezuela.

Sempre fui muito crítico com Adriano. Sua atitude, de pedir para deixar a Internazionale porque queria parar de jogar futebol nunca foi bem digerida por muita gente. Afinal, poucas semanas depois, lá estava ele sendo apresentado na Gávea. O problema, porém, é bem maior do que todos podem imaginar.

Adriano sofre de depressão, um problema muito comum na sociedade. Não sou psicólogo ou psiquiatra, portanto, minha opinião baseia-se em relatos médicos, leitura em geral e conceitos próprios.

A depressão é uma doença, tratada com medicamentos. Existem vários níveis de depressão, podendo deixar a pessoa trancada em casa sem querer fazer nada, assim como o sujeito ter uma vida normal, mas pouco social. Ela, ao meu ver, também é muito interferida pelo ambiente em que a pessoa vive. Ou seja, péssimas companhias podem ajudar a acabar com a vida de alguém, e se a cabeça for fraca, tudo vai por água abaixo.

Adriano, pelo jeito, tem um pouco de tudo isso. Tem tendência para o problema, vive cercado de gente que não pensa em seu bem e ainda possui uma cabeça bem fraca. Sua vida na Vila Cruzeiro está longe de ser a ideal para um atleta profissional de futebol.

Agora chegamos ao ponto nevrálgico da situação, analisada a partir do futebol. Adriano  não é confiável para ser convocado para a Copa do Mundo, apesar de todo seu talento inquestionável. Infelizmente, esse é um diagnóstico que precisa ser feito. O Mundial é um torneio de tiro curto, 30 dias de competição para ficar com a taça. A dedicação e concentração precisam ser as máximas possíveis. E nunca se sabe o que pode acontecer com Adriano.

Partindo da hipótese, também, que ele é reserva, é muito melhor ter um atleta que todos sabem que estará 100% para as oportunidades que aparecerão durante o torneio. Luis Fabiano será o camisa 9 da seleção de Dunga, mas é bom ter uma carta na manga para eventuais mudanças. Grafite fez uma boa aparição no último jogo, Ronaldo tem apelo popular, Fred tem experiência, Alexandro Pato um grande futuro, enfim, há opções.

A verdade é: não dá para levar Adriano para a Copa do Mundo na África do Sul.

Tags: , , , ,

6 Respostas to “Adriano é confiável para a Copa?”

  1. Philippe Dutra Says:

    É difícil responder essa pergunta. Se fosse para analisar só o futebol, eu diria que sim. Mas quando outras questões envolvem a vida de uma pessoa, é complicado opinar.

    • gustavohofman Says:

      Pode ser complicado opinar, mas é preciso tomar uma decisão. E, hoje e pelo jeito nos próximos meses, o lado pessoal vai atrapalhar o lado profissional do Adriano. Infelizmente.

  2. Luís F. Lisboa Says:

    Nem Adriano, nem Ronaldo Gaúcho merecem ir à Copa da África.

  3. Felipe Schmidt Says:

    Mas se Adriano não for à Copa, será que Pato, a melhor opção, se saudável, conta com o suporte de Dunga? Já foram inúmeras vezes dito que Dunga não gosta de Pato, acha que o garoto está acostumado com a rápidez com que sua carreira se desenvolveu e pensa que tudo vem fácil.

    Grafite e Fred quase não foram convocados na Era Dunga.

    E Ronaldo será uma questão particular com Ricardo Teixeira.

    No fim acho que não há um substituto certo para Adriano, mas defendo que se essa sina de Adriano continuar não se pode convocá-lo, ou a farra será pior que 2006.

  4. Opiniões em Campo Says:

    […] “Adriano  não é confiável para ser convocado para a Copa do Mundo”, por Gustavo Hofman. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: