Crítica: Um sonho possível

Não costumo escrever críticas sobre cinema. Apesar de adorar a sétima arte, não me julgo capaz o suficiente para fazer análises criteriosas de filmes. Analiso, mais, como espectador e amante. Mas quando os filmes abordam o esporte…

Há algumas semanas estava ansioso para assistir duas produções novas: Invictus e Um sonho possível. Assisti o primeiro no final de semana e o segundo agora há pouco.

Depositava maior parte da ansiedade em Invictus. Não me decepcionei. É um ótimo filme, com uma grande história e atuação sensacional de Morgan Freeman. Algumas cenas dos jogos são um pouco fracas, fora da realidade talvez, mas isso não desqualifica a película.

No entanto, minha maior e mais grata surpresa foi Um sonho possível. Talvez até por não ter criado uma expectativa tão grande, o resultado final, na minha opinião, foi espetacular.

Sou um fã da NFL, então o esporte é 100% compreensível para mim – logo, não há uma barreira natural que possa existir para o público brasileiro. A história (real) do jovem negro e pobre Michael Oher, adotado por uma família sulista, viciada em esportes, é contada com toda leveza, humor e drama necessários.

Ela, por si só, já rendeu um livro, que deu origem ao filme (The blind side). E mesmo sabendo o final, o espectador se encanta com a história de Michael a cada cena, de seu passado sofrido à relação com a nova família e o futebol americano. A atuação do jovem ator Quinton Aron é comovente, assim como a madura e firme atuação de Sandra Bullock, como a mãe adotiva.

The blind side, no futebol americano, é o lado cego, como a tradução explica, do quarterback. E para esse lado há os jogadores de defesa que o protegem. Michael se torna um desses atletas. Mas antes disso, aprende a amar e ensina os outros o que é amor.

Um dos melhores filmes do ano, sem dúvida alguma. Abaixo, o trailer para quem quiser assistir.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: