Lucro gigantesco da Fifa

Recentemente a Fifa divulgou o lucro da temporada 2009: 145 milhões de euros. Nem é preciso contextualizar a época e lembrar a todos que nos últimos meses o planeta atravessou uma grave crise financeira, e mesmo assim a entidade máxima do futebol mundial não perdeu um centavo.

Pelo contrário, já que o lucro aumentou em relação a 2009 em 9 milhões de euros. A receita total também cresceu. Passou de 688 milhões de euros em 2008 para 784 milhões de euros no ano passado. É muito dinheiro.

E nessa história, meus pensamentos socialistas são evocados fortemente. Simplesmente porque não é correto a entidade que regula e administra o futebol mundial lucrar tanto, enquanto ainda há federações nacionais paupérrimas espalhadas pelos rincões da nossa sociedade.

Países onde milhões gostariam de ter uma chance no esporte, ou no mínimo um estádio adequado para ver seu campeonato nacional. Mas para esse lado da humanidade a Fifa não se importa. E que não me venham mostrar seus programas sociais encabeçados por grandes jogadores.

Puro marketing. E marketing para faturar cada vez mais. A ideia da Fifa é uma só: futebol é para os ricos.

Tags: , , ,

3 Respostas to “Lucro gigantesco da Fifa”

  1. Joao Daniel Says:

    Bom dia Gustavo. Apesar de nao participar, leio seu blog constantemente, e gosto do seu trabalho (desde a epoca do Trivela).
    Aproveito e pergunto: O q significa exatamente essa grana da FIFA? pra ond vai o dinheiro??

    E me permita descordar de uma coisa, embora vc tenha escrito em forma de comparação. Creio q a FIFA não tem q fazer estádios nao para clubes ou paies nao. Creio q deva ajudar em consultorias, etc…mas fazer estádios tem q ser coisas para clubes fazerem..

    Abçs

    • gustavohofman Says:

      Valeu pelos elogios, João.

      Esse dinheiro vai para os cofres da Fifa. Ou se preferir, é o superávit da entidade publicado anualmente em seu balanço financeiro.

      Sobre fazer estádios, acho que a Fifa poderia ajudar federações, sim. Algumas são paupérrimas, e por consequência os clubes mal têm uniformes. Claro que a ideia de promover consultorias também deveria ser levada na prática.

      Afinal, de nada adiantar oferecer infra estrutura se não houver capacidade para geri-la.

      Abraços,

  2. Joao Daniel Says:

    Hum…entendi.
    De qualquer forma, obrigado por responder.

    Abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: