Onde Mano Menezes errou

O Corinthians foi eliminado nesta quarta-feira do Campeonato Paulista. No ano de seu centenário, isso vai pesar. Claro que não chegará perto de uma eliminação na Libertadores, mas a equipe tinha a obrigação de, no mínimo, ter terminado em quarto. Ficou em quinto.

Mano Menezes tem uma parcela grande da culpa pelo fracasso. Porém, não é como a maioria das pessoas tem apontado.

O Corinthians precisava, sim, fazer rodízio entre os jogadores. Não dá para começar um ano onde a Libertadores é a prioridade com 19 jogos pelo Paulista espremidos em três meses. Isso arrebentaria os atletas e colocaria em risco toda a temporada.

Portanto, no rodízio promovido pelo Corinthians ao longo do Campeonato Paulista, Mano Menezes acertou. O técnico corinthiano, errou, no entanto, na montagem desse elenco e na formação tática.

Confiar em Rafael Santos beira o absurdo – e, queira ele ou não, levanta suspeitas sobre sua relação com atletas de seu empresário, Carlos Leite. Trazer Moacir, do Sport, até agora não tem justificativa. Paulo André e Leandro Castán estão muitos níveis abaixo de Chicão e William (que está em má fase). Tcheco foi outra aposta errada, assim como Souza, que apesar de alguns gols, nunca chegou perto do que Herrera fez no clube.

Para completar, o esquema tático foi mudado. Mano Menezes é adepto do 4-4-2, mas no ano passado teve que montar o time no 4-3-3- pela falta de bons meias e o ótimo momento de Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Em 2010, resolveu aderir ao seu pragmatismo e enfiar mais um volante ou Tcheco no time e tirar um atacante. Desandou.

A mistura desses dois fatores resultou nesta eliminação precoce no Campeonato Paulista. Claro que tudo será esquecido com o título da Libertadores e Mano Menezes poderá gritar para todos ouvirem: “eu estava certo”.

Até agora, no entanto, o treinador não parece estar certo. Pelo contrário, já que o Corinthians em 2010 realizou poucas partidas dignas de seu centenário. De qualquer modo, vencer é o mais importante. E a Libertadores está aí.

Tags: , , ,

7 Respostas to “Onde Mano Menezes errou”

  1. Oscar Says:

    Só de abordar o tema “Corinthians eliminado” ja merece Parabéns. Infelizmente grande parte da mídia esta deixando passar a oportunidade de analisar o que eu acredito tenha sido um fiasco. Ano do Centenario, um elenco que custa mais de 5 milhoes de reais por mes e não se classificar entre os quatro? No minimo vergonhoso.

  2. Joao Daniel Says:

    Bom dia Gustavo.
    Se me permite, vou fazer uma avaliação do corinthians tb, ok?! Pois assisti a 16, dos 19 jogos do time no campeonato até agr (e tb todos os da libertadores).

    Bem, sobre o elenco penso o seguinte: Não sou jornalista e tb sou d bsb, então nao acompanho o dia a dia da equipe, mas o q leio bastante é q desde muito tempo o Rafael Santos se destaca. Dizem q dos goleiros q ja sairam da base, ele é o melhor em muito tempo. Me parece ser melhor do q o Júlio César, apesar do RS não saber sair do gol. E não via muita lógica na contratação de um goleiro sendo que o Felipe é titular absoluto e praticamente não se machuca(va).
    Moacir não veio pra ser titular, e jogou muito bem no Sport ano passado. E, fora o jogo contra o Santos, foi bem até agr. Não vai jogar na seleção brasileira, mas tem potencial pra ser reserva msm.
    Sobre os zagueiros, concordo q Castán nao acrescenta muito não, mas (desculpe-me discordar Gustavo) penso q o PA vem jogando bem qnd precisa. Muito seguro, e dificilmente faz falta boba. Penso q foi boa contratação.
    Concordo q Tcheco nao ta bem, mas ano passado o corinthians quase o trouxe e todo mundo disse: “Po, seria uma bela contratação!” e disseram o msm esse ano (eu, inclusive) mas não correspondeu msm nao. Mas é experiente, e num time com poucos jovens, ele acaba tornando-se importante. (espero!!!)
    Sobre o Souza, digo q ele joga bem qnd entra, só não faz gols. Bem, se ele fosse um meia ou zagueiro, essa justificatica cairia bem, mas como é atacante… Herrera fazia bem mais mesmo.
    Sobre a eliminação, penso o seguinte: (vou escrever um outro post, ok?!)

  3. Joao Daniel Says:

    …continuando…

    Quais foram os 4 rebaixados do paulista? Monte Azul, Sertãozinho, Rio Claro e Rio Branco.
    Ganhou do RC ontem. Não lembro o resultado de cabeça agr contra o sertaozinho, mas creio q foi empate, ne?! Mas contra MA e RB os jogos terminaram empatados. Contra o MA foi a estreia, 1×1. Contra o RB foi um 0x0, num jogo antes da libertadores, em q o corinthians tinha o time reserva. Ou seja, libertadores atrapalha msm. Resumindo, se o corinthians tivesse um desempenho melhor contra os rebaixados, estaria classificado em 2o lugar..

    Mas por coerencia tb, qnd começou o estadual todo mundo disse que é uma pré-temporada de luxo (eu afirmo isso todo ano!), então não posso achar ruim a eliminação não.
    Se o corinthians ganhasse só o paulista, e não a libertadores nem o brasileiro, a ano seria um fracasso do mesmo jeito..
    Pelo que observei, o time está “ganhando corpo”, então confio no trabalho de Mano Menezes pro principal objetivo do time na temporada.

    Desculpe os textos grandes ai..

    abçs

    • gustavohofman Says:

      Vamos lá, João.

      Definitivamente não concordo sobre o Rafael Santos. Também acompanho todos os jogos do Corinthians, e há um bom tempo, e falo sem medo de errar: o Julio Cesar é muito melhor do que ele. O Rafael Santos vai bem nos treinos, mas muito mal nos jogos.

      Dentre todos os titulares do Corinthians, considero o Alessandro o piorzinho. Logo, deveria ter o melhor reserva. E definitivamente não acho que o Moacir seja um bom jogador. No máximo esforçado.

      O Paulo André até que vem jogando bem mesmo, então até tendo a concordar que ele seja um bom reserva. Sobre o Tcheco, sempre achei que não seria uma contratação, mas respeito a opinião de todos.

      Sobre a eliminação, também acho que o Paulista deveria ser tratado como pré-temporada de luxo. Só que a pressão vai existir sempre, porque é o Corinthians. Ainda mais no ano do Centenário, e com esse time, deveria ter se classificado. A prova está, realmente, na péssima campanha contra os rebaixados…

      O ano não está perdido, porque o foco é e sempre foi a Libertadores. Também acho que o time está ganhando corpo e demonstra isso nos grandes jogos, mas perde a concentração contra adversários frágeis. Enfim, o jeito é esperar e fazer a análise do trabalho do Mano. Até agora, em 2010, acho que o treinador mais errou do que acertou.

  4. Joao Daniel Says:

    Sobre o RS, como disse, foi o q ouvi falar. O Júlio ano passado vinha falhando tb, ne?! Mas concordo que ele está aquém pra um goleiro titular. A questão é q o Felipe jogou quase tudo até agr, então contratar mais um goleiro não me parecia muito lógico.(Alías acabei de ler no Lancenet o Gobbi falando q o RS “não será um novo Lulinha” é esperar pra ver.)
    Sobre o Moacir, concordo q ele não seria o 1o cara q eu escolheria pro meu time das peladas de sábado, mas (sem ironias) quem contratar pra lateral direita? Não vejo um lateral bom no Brasil não. (e convenhamos q o Víctor, ex-goias e agr no palmeiras, não é lateral, ne?! é de ala pra frente..)
    Sobre o Tcheco, achei q seria uma baita contratação. Naquele Grêmio vice da libertadores, achava ele o melhor do time. Só não se encaixou ainda..

    Penso q pelo modo como o time foi montado esse ano (para “só” ganhar a libertadores) o time está com a cabeça muito voltada pra cosias grandes, e se perdeu um poko qnd enfrentava times pequenos. Acho q isso explica um poko o péssimo resultado contra os rebaixados, ne?! (meus times no Manager fazem isso direto! hehe)

    Obrigado pela participação Gustavo..

  5. Felipe Barros Says:

    Não entendo o torcedor corintiano colocar a culpa da eliminação no rafael santos. o corinthians venceu todos os jogos em que ele esteve no gol.
    ou seja, independentemente de suas falhas, não foi ele o culpado pelo corinthians não ter conseguido pontuação suficiente para seguir no brasileiro.

  6. Joao Daniel Says:

    Felipe, ninguém (aqui pelo menos) colocou a culpa nele não. Só estamos falando q ele (pelo menos ainda) não serve pra titular do time, ainda mais nesse ano, ne?!

    Vlw

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: