Essas pesquisas de torcida…

Ah, as pesquisas sobre as maiores torcidas de futebol! São tão odiadas e questionadas como as pesquisas de política. Geram assunto de sobra para os botecos. E a nós, jornalistas, cabe analisá-las.

Nesta semana o Datafolha divulgou a última pesquisa. Entre os primeiros colocados, nenhuma mudança, com exceção do empate técnico entre Flamengo e Corinthians na liderança. Fora isso, as maiores polêmicas se concentram na parte de baixo.

Mas antes disso, vamos discutir um pouco a batalha entre flamenguistas e corinthianos pelo título de “maior torcida do Brasil”.

Entre os grandes

A histórica liderança do Flamengo é explicada facilmente por motivos sociais da história do Brasil. Quem gosta de futebol, já está cansado de ouvir que nas décadas passadas as regiões Norte e Nordeste só reecbiam sinal de rádios cariocas. Logo, o Mengão se espalhou rapidamente nessas regiões. E sua liderança, hoje, é devido isso.

O Corinthians, por sua vez, possui uma margem absurdamente larga em relação aos concorrentes no estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil. Isso deixa o Timão na segunda posição.

O grande questionamento está nos “torcedores bi-time”, aqueles que torcem para um dos grandes do Brasil e para o seu time da cidade. E nesse quesito, o Flamengo lidera disparado.

Cada um tem o direito de torcer para quem quiser e como quiser, mas para os torcedores de verdade, aqueles que acompanham o time (in loco ou não) e sabem tudo sobre sua história, os torcedores bi-time não são bem vistos.

Por isso os corinthianos gostam, e com razão partindo do princípio do bi-time, de contestar a liderança flamenguista.

E ao São Paulo, terceiro colocado, cabe admitir seu lugar. A diretoria do clube, sempre prepotente, insiste muitas vezes na ideia de se tornar a maior torcida do Brasil. Pois isso não acontecerá nunca.

Torcedor não se ganha só com título, mas com amor. Amor de pai para filho. E flamenguistas e corinthianos sabem muito bem o que é isso. A diretoria tricolor deve valorizar seu torcedor, e parar de almejar o dos outros.

Entre os pequenos

Essas pesquisas são feitas por profissionais, graduados para isso. Possuem uma ciência que cuida disso e métodos comprovados por muita gente. Mas sempre fica aquela pergunta: 2600 entrevistados, em dois dias, em 144 municípios, correspondem, realmente, à realidade?

Voltando aos números…

A Portuguesa é a 16a colocada, com 1%, correspondente a 880 mil torcedores. Está à frente de Santa Cruz, Coritiba e Atlético Paranaense, por exemplo?

Pura opinião: a torcida lusa não é maior do que as destes três clubes citados. Por que acho isso? Impressão, afinal, nos estádios isso nunca é visto.

Enfim, essas pesquisas sempre vão gerar polêmica. Para o bem e para o mal. Acho que essa questão sobre qual é a maior torcida do Brasil e quanto cada um time tem só seria resolvida com um decreto presidencial: no próximo Censo, que cada um responda seu time do coração (e só vale um).

Crédito da arte: Globoesporte.com

Tags: , , ,

Uma resposta to “Essas pesquisas de torcida…”

  1. rodrigo Says:

    eh impressionante como se da uma importancia fora do comum sobre o tamanho das torcidas nesse pais. como se realmente fosse possivel medir. os corintianos estao desesperados para ultrapassarem o flamengo e o flamengo quer pq quer ter mais torcedores. nevermind ganhar titulos importantes e ter uma administracao decente. o importante eh ter a “maior” torcida, ganhar o carnaval, copa sp, ter o maior contrato de patrocinador, etc.
    o tamanho das duas tocidas juntas eh o que o man united ganha de torcedores por semana na china. vao lamber sabao! detalhe: eu sou flamengista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: