Todos sabiam que 12 sedes eram demais

Leio nesta terça-feira no UOL Esporte, que Cuiabá iniciou as obras que prepararão o estádio Governador José Fragelli, mais conhecido como Verdão, para a demolição. Cadeiras e equipamentos de iluminação começaram a ser retirados. O novo estádio custará, inicialmente, R$ 442 milhões.

Obviamente que a capital mato-grossense começou a fazer algo para não ser uma das cidades que pode perder o mando da Copa. Afinal, na semana passada o ministro dos Esportes, Orlando Silva, passou o recado: comecem as obras ou sofrerão as consequências.

É meio impressionante afirmar isso, mas as obras para a Copa de 2014 no Brasil já estão atrasadas. No entanto, não é uma surpresa.

A decisão de escolher 12 cidades como sedes foi bem absurda. Não temos 12 municípios com condições para isso no país. Falta infra-estrutura, capacidade hoteleira, dinheiro para as obras e, logicamente, estádios.

Já estamos pagando o preço dessa decisão política, porque tecnicamente, todos sabiam (e até a Fifa tinha deixado bem claro) que oito ou 10 cidades eram mais do que suficientes.

Vide o exemplo da Ucrânia na organização da Eurocopa de 2012, o Brasil deve passar por situação semelhante nos próximos anos. Pressões da Fifa, do Governo, da imprensa e de quem mais puder cobrar. Porque as obras atrasarão ainda mais – para felicidades de construtoras, que ficarão com os rios de dinheiro público despejados em cima da hora e de maneira emergencial.

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Todos sabiam que 12 sedes eram demais”

  1. Raphael Pinheiro Says:

    Concordo que todos sabíamos que isso ia acontecer. Mas em um país de dimensões continentais, havia de se tentar contemplar todas as regiões do país assim mesmo, pra não alijar ninguém de assistir aos jogos. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: