Uma teoria sobre o time do Dunga

Depois que saiu a lista com os 23 jogadores que defenderão o Brasil na Copa, fiquei tentando pensar como o técnico Dunga. Buscar os motivos que o levaram a fechar com esse grupo. Entender as crenças que o fizeram acreditar em determinados jogadores, em detrimento de outros. Cheguei à seguinte conclusão: Dunga não montou uma seleção com os melhores jogadores brasileiros, mas sim com os melhores brasileiros que se adaptam ao seu pensamento e suas táticas.

O treinador, desde o início, sempre frisou que chegara ao comando do time para resgatar o orgulho e o respeito da Seleção. Para tanto, comprou briga com meios de imprensa, deixou de lado muitos jogadores estrelinhas e sempre teve o total apoio e bênção de Ricardo Teixeira. Procurou montar uma “Família Dunga”, que ficou mais parecida com um “Seminário Dunga”, onde todos têm que andar na linha.

Dunga, assim, não se preocupou em momento algum em convocar os melhores. Ele pensou em um modelo para a equipe, seja tático ou motivacional, e levou isso até o fim. Buscou os atletas que melhor podiam se encaixar nas posições e ideologias, fechou com eles e pronto. Montou seu time.

Mais ou menos como um treinador faz no clube. O cara chega e pede para a diretoria determinados jogadores. Ele não pede só os melhores do mundo, porque sabe que várias estrelinhas no mesmo time não dão certo – salvo algumas exceções. Faz a lista dos reforços, de acordo com seu plano de jogo e com os atletas que já estão no elenco.

Dunga fez isso. Viu o que já tinha (Julio César, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká, Robinho…) e trouxe seus reforços (Doni, Gilberto, Felipe Melo, Julio Baptista, Nilmar, Grafite). Esse foi o caminho seguido pelo treinador. E não cabe a ninguém dizer: está errado. Foi o caminho que ele escolheu, amparado pela CBF. E que pode ser vitorioso no Mundial, como foi na Copa das Confederações e na Copa América.

Agora, ninguém precisa concordar com isso. Eu não concordo. Acho que seleção é lugar para os melhores, e com a atual Seleção Brasileira isso não acontece. Acho mais fácil montar um esquema em cima dos melhores jogadores, do que selecionar vários de acordo com o esquema (ou mentalidade).

Que venha a Copa do Mundo, agora. Ao final, Dunga poderá mostrar que estava certo. Ou não. E que fique bem claro: mesmo com tudo isso, ainda acho o Brasil favorito.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: