Problemas de um treinador

Elias está jogando muito. Desde que Adilson Batista chegou, o jogador passou a atuar como meia, chegando constantemente ao ataque e marcando gols. Diria, hoje, que está no mesmo nível que em 2009, quando era segundo volante.

O Fluminense é líder do Campeonato Brasileiro e tem, provavelmente, o melhor elenco do futebol brasileiro na atualidade. O meio, com dois volantes e Conca liberado, além dos três zagueiros atrás, tem funcionado muito bem. Só que Deco precisa entrar nesse time. E vão pedir o Belleti também.

Cito o primeiro caso para mostrar um “problema” que Mano Menezes pode ganhar. O treinador sempre demonstrou que prefere ver Elias jogando como volante. Entende que ganha na saída de bola e mantém uma marcação eficiente. No entanto, e surpreendentemente, em sua primeira convicação chamou Jucilei. Agora, no entanto, todos pedem Elias na Seleção, só que ele voltou a ser meia, como nos tempos de Ponte Preta.

E ainda será preciso ver como o treinador do alvinegro montará o time com o retorno de Ronaldo. O 4-4-2 (ou 4-3-1-2, para os mais chatos) será mantido? Dentinho ou Jorge Henrique no time titular? Jucilei ou Ralf? Vai voltar o 4-3-3 do Mano? Mas aí o Elias volta a ser recuado…

No Flu, para colocar Deco, Muricy vai ter que mudar o estilo do time. Para soltar Conca, dois volantes marcadores jogam no meio. Deco pode fazer uma função mais recuada, jogando atrás do argentino. Mas a marcação vai ficar mais comprometida. Para colocar Belleti também, teria que sacar Diogo e Diguinho. E ainda tem o Valencia, que o próprio Muricy pediu a contratação.

Ou seja, dois problemas que, na verdade, não são problemas realmente. São peças de um quebra-cabeça tático que o técnico tem que resolver.

No caso de Mano, não vejo muitas dificuldades, apenas um fato curioso. Elias pode até estar jogando como meia, mas com o técnico gaúcho ele voltará a ser volante. E para o corinthiano é até bom que seja assim, porque a concorrência na armação é maior e para menos posições. Mas vai ser bem “incoerente” o Elias ser chamado nesse momento.

Já Muricy terá um pouco mais de dor de cabeça. Nenhum zagueiro sairá do time, até porque Mariano e Júlio César rendem bem como alas. E, como eu já disse, Deco tem que entrar. Belleti deve sobrar. E Conca não sai e nem pode. O ataque ainda vai render um pouco de enxaqueca, quando, e se isso acontecer, Fred e Washington estiverem disponíves, além do glorioso Emerson Sheik.

E, no final das contas, duas questões que implicarão diretamente na tabela do Campeonato Brasileiro. Ou melhor, na definição do campeão.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: